Neste domingo, 21 de dezembro, o atacante Neymar Jr. viajou para Belo Horizonte, onde passará por uma cirurgia no joelho esquerdo. O jogador irá operar o menisco para tratar um esgarçamento, e o procedimento será realizado pelo médico Rodrigo Lasmar, que também faz parte da equipe médica da Seleção Brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que está a par da situação.
A expectativa é que o tempo de recuperação do procedimento seja em torno de um mês. Neymar tem contrato com o Santos até 31 de dezembro e está em vias de renovação com o clube. Devido à cirurgia, o jogador deve perder a pré-temporada e só deverá estrear oficialmente em meados de fevereiro.
Essa não é a primeira vez que Neymar realiza uma cirurgia em Belo Horizonte sob os cuidados do Dr. Rodrigo Lasmar. Em 2023, enquanto jogava pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, ele passou por uma cirurgia na mesma cidade após sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos do joelho esquerdo. Anteriormente, em 2018, jogando pelo Paris Saint-Germain, Neymar também foi operado em Belo Horizonte, dessa vez para tratar uma fratura no quinto metatarso do pé direito.
Convocação para a Seleção
Em um evento recente, momentos antes da final da Copa do Brasil, o presidente da CBF, Samir Xaud, comentou sobre as declarações de Neymar, feitas durante o show do cantor Thiaguinho. O jogador fez um pedido de “ajuda” ao treinador da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, em relação a sua participação na próxima Copa do Mundo de 2026.
Xaud elogiou Neymar, ressaltando que ele é um grande jogador e ídolo, e expressou o desejo de que o atacante esteja em boa forma para ajudar a seleção, como já fez em outras ocasiões. O presidente destacou que a decisão sobre as convocação cabe à comissão técnica, deixando a autonomia total para Ancelotti. O foco é ter os melhores jogadores disponíveis para buscar o tão esperado hexacampeonato.