quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Estátua de torcedor icônico do Atlético é removida em BH

EM 23 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 06:01

Na manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro, a estátua do escritor Roberto Drummond foi encontrada derrubada na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. Drummond, conhecido por sua atuação como cronista esportivo e torcedor apaixonado do Atlético Mineiro, teve sua obra marcada pela relação com o futebol e a cidade.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30, durante a Operação Natalina, após a Guarda Civil Municipal informar sobre a queda da estátua durante um patrulhamento noturno. Imagens de câmeras de segurança apontaram três suspeitos, ainda não identificados, que estavam na área por volta da 1h30.

O caso está agora sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Cultura comunicou que a estátua será enviada ao artista que a criou, Leonardo Santana, para análise e reparo, além da futura reinstalação no local.

Esse não é o primeiro episódio de vandalismo envolvendo a estátua. Em 2022, Drummond já havia sido alvo de um ato de vandalismo, quando um homem a pichou, levando à sua remoção da praça. Após restauração, a escultura foi novamente colocada em exibição em 2023.

A escultura em homenagem a Roberto Drummond foi inaugurada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2008, celebrando sua contribuição à literatura e ao jornalismo.

Roberto Drummond, nascido em Ferros, Minas Gerais, era um torcedor fervoroso do Atlético, famoso por frases marcantes entre os fãs do clube, como: “Se houver uma camisa branca e preta pendurada num varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento.” Ele frequentemente expressava sua paixão pelo futebol e por Belo Horizonte em seus escritos.

Em 2001, Drummond recebeu o prêmio Galo de Prata, concedido pelo clube a torcedores ilustres, pouco antes de falecer em 2002, aos 68 anos, devido a problemas cardíacos. Sua obra póstuma, “Uma paixão em preto e branco”, lançado em 2007, reúne crônicas que capturam seu amor pelo Atlético.

Além de sua ligação com o futebol, Drummond teve uma notável carreira na literatura. Em 1975, venceu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação com “A morte de D.J., em Paris”, e seu romance mais conhecido, “Hilda Furacão”, foi adaptado em uma minissérie pela Rede Globo, escrita por Glória Perez.

Receba conteúdos e promoções