sábado, 10 de janeiro de 2026
Notícias de última hora

Bombeiros registram 70 atendimentos em 48 horas

EM 5 DE JANEIRO DE 2026, ÀS 01:32

O início de 2026 foi marcado por fortes chuvas em Belo Horizonte e em diversas regiões de Minas Gerais, refletindo uma característica comum dessa época do ano. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), nos primeiros dois dias de chuvosos, as autoridades atenderam a 70 ocorrências na capital e 227 chamadas em todo o estado.

Entre as 14h do dia 2 de janeiro e as 14h do domingo, dia 4, foram realizadas 69 vistorias em áreas com risco de queda de árvores, sendo 27 delas localizadas em Belo Horizonte. As demandas por cortes de árvores foram predominantes, totalizando 15 registros em Minas Gerais, sendo cinco desses na capital. Também foram contabilizadas 87 árvores caídas em vias públicas, com 23 ocorrências em Belo Horizonte.

As chamadas referentes a árvores caídas que atingiram veículos e residências somaram oito e 26, respectivamente, com três e sete desses casos ocorrendo em BH. Além disso, os bombeiros atenderam a 15 vistorias em locais sob risco de desabamento e deslizamento, com apenas um registro em Belo Horizonte. Foram ainda recebidos sete chamados relacionados a alagamentos e inundações, quatro deles na capital.

Em um rápido levantamento, a Defesa Civil de Belo Horizonte informou que, nas últimas 24 horas, a capital recebeu cerca de um terço do volume esperado de chuva para o mês de janeiro. A média histórica de precipitações é de 330,1 milímetros, mas as áreas Centro-Sul e Oeste acumularam 106,2 mm e 110,6 mm, respectivamente. As chuvas fortes ocorreram entre a manhã de sábado, dia 3, e a manhã de domingo, dia 4, e a previsão inicial indicava que os volumes diários poderiam alcançar até 70 mm até terça-feira, dia 6, porém esse índice foi logo superado. Agora, espera-se que o total chegue a 250 mm até terça, isto é, 75% do que é aguardado para todo o mês.

Devido aos altos índices de chuva, Belo Horizonte está sob risco de deslizamentos em todas as suas regiões. A Defesa Civil emitiu alertas, e a área do Hipercentro foi classificada sob alerta moderado, para chuvas de 50 mm em 48 horas, enquanto as demais áreas enfrentam alerta de risco forte para chuvas que superam os 70 mm em 72 horas.

Em situações de forte chuva, é importante adotar algumas precauções:
– Não atravesse áreas alagadas, pois a força da água pode ser perigosa e esconder armadilhas.
– Evite o contato com águas de enchentes, que podem estar contaminadas e representar riscos elétricos.
– Procure abrigo seguro e evite ficar próximo a árvores ou postes durante tempestades; desligue aparelhos eletrônicos para evitar danos por descargas elétricas.
– Mantenha calhas e ralos limpos em sua casa para facilitar a drenagem da água da chuva, e não jogue lixo que possa entupir bueiros.
– Em casos de emergência, como risco de deslizamento ou desabamento, contate rapidamente a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Receba conteúdos e promoções