Portal Notícias BH»Notícias»Chuvas renovam alerta de deslizamentos em BH

Chuvas renovam alerta de deslizamentos em BH

Nesta terça-feira, 13 de janeiro, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico para as regiões Nordeste e Barreiro, devido aos temporais que atingiram a cidade. O aviso, classificado como de intensidade moderada, permanecerá em vigor até as 10 horas da próxima quinta-feira, 15 de janeiro.

As chuvas intensas encharcaram o solo, aumentando o risco de deslizamentos de terra, desabamentos de construção e quedas de muros. A Defesa Civil alertou a população para prestar atenção em sinais que podem indicar riscos, como rachaduras nas paredes, estalos nas estruturas, portas e janelas que não abrem com facilidade, postes ou árvores inclinados e movimentação do solo.

Os principais sinais de que um deslizamento pode ocorrer incluem:

– Rachaduras nas paredes,
– Água acumulada no quintal,
– Portas e janelas emperradas,
– Fissuras no solo,
– Água escorrendo da base de encostas,
– Inclinação de postes ou árvores.

Diante dessa situação, a Defesa Civil aconselha que as pessoas não permaneçam em residências localizadas em áreas inclinadas ou propensas a soterramentos. Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

As recentes chuvas já resultaram em um acúmulo significativo de água nas regiões em alerta. As áreas Nordeste e Barreiro, por exemplo, superaram 50% da chuva prevista para o mês de janeiro. Outras regiões da capital, como Noroeste, Oeste e Centro-Sul, também atingiram percentuais elevados. Confira os totais acumulados de chuva até às 21h40 de terça-feira:

– Barreiro: 205,3 mm (62%)
– Centro-Sul: 197,2 mm (59,6%)
– Hipercentro: 96,2 mm (29,1%)
– Leste: 135,6 mm (41%)
– Nordeste: 170,8 mm (51,6%)
– Noroeste: 182,2 mm (55,1%)
– Norte: 151 mm (45,6%)
– Oeste: 200,6 mm (60,6%)
– Pampulha: 127,8 mm (38,6%)
– Venda Nova: 124,6 mm (37,7%)

A população deve se manter informada e atenta às orientações das autoridades para garantir sua segurança durante esse período de chuvas fortes.