A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, neste sábado (17), um alerta para a ocorrência de chuvas fortes e risco de granizo na capital mineira. De acordo com a previsão, áreas de instabilidade avançaram sobre a cidade, deixando o céu nublado e aumentando a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a forte nas próximas horas.
No momento do alerta, a temperatura em Belo Horizonte estava em 26,2 °C, com umidade relativa do ar em 58%. Registros indicam precipitações intensas na Região Oeste, chuvas fortes na Região Nordeste e chuvas fracas na Pampulha. A Defesa Civil informou que ao menos na próxima hora há risco de granizo nessas áreas.
Diante da previsão de chuvas intensas, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e não se abriguem ou estacione veículos sob árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. A orientação é buscar locais seguros e acompanhar os avisos oficiais.
Apesar da instabilidade, a previsão para o restante do dia é de céu parcialmente nublado, com temperaturas que podem chegar até 30 °C. A mínima registrada foi de 17,5 °C, e a umidade relativa do ar pode cair a cerca de 45% durante os períodos de maior sol.
### Instabilidade em Minas Gerais
A instabilidade em Belo Horizonte é parte de um padrão que afeta todo o estado. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais terá um fim de semana caracterizado pela presença de um canal de umidade, que se intensifica com a chegada de outro sistema vindo do Sul do país. Essa combinação de fatores aumenta as condições de instabilidade em várias regiões.
As previsões apontam chuvas fortes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de raios e ventos que podem atingir de 40 a 60 km/h. As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes são as mais afetadas, especialmente entre a tarde e a noite deste sábado. Também há a possibilidade de granizo nessas áreas.
Para o domingo, a previsão é de que uma frente fria chegue a Minas Gerais. Com a aproximação desse sistema, espera-se que ele contribua para a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve resultar em chuvas no estado ao longo da próxima semana, com volumes mais elevados esperados especialmente no Centro-Norte de Minas.
