Portal Notícias BH»Notícias»Moradores têm prazo até domingo para apropriação de crédito

Moradores têm prazo até domingo para apropriação de crédito

Moradores de Belo Horizonte têm um prazo importante até este domingo (30 de novembro) para aproveitar créditos acumulados que garantem desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse benefício faz parte do programa BH Nota 10, que foi criado para incentivar a emissão de notas fiscais, devolvendo parte do valor gasto em serviços na forma de desconto no imposto.

Os créditos são destinados às pessoas físicas que solicitaram a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) a prestadores de serviços registrados na cidade, entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025. Ou seja, é essencial que o cidadão tenha solicitado e recebido essas notas durante o período estipulado.

Importante ressaltar que não é necessário realizar nenhum cadastro prévio para receber os créditos, pois eles são gerados automaticamente no CPF do proprietário do imóvel. O nome que aparece na guia do IPTU é o mesmo utilizado para a emissão dos créditos. Para resgatar o desconto, o cidadão deve autorizar a apropriação dos créditos por meio do site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Vale lembrar que, para pessoas jurídicas, a acumulação de créditos só foi permitida até o ano de 2016, conforme a Lei 10.876/15. A partir de 2017, apenas pessoas físicas podem se beneficiar do programa.

### Como Resgatar os Créditos

Para conseguir o desconto, o proprietário do imóvel precisa acessar o site da PBH e seguir as instruções para apropriação dos créditos.

### Créditos em NFS-e: Quais Serviços Não Geram Desconto?

Nem todos os serviços geram créditos para desconto no IPTU. Confira algumas situações em que não há geração de créditos:

– Serviços cujo imposto não é devido ao Município de Belo Horizonte.
– Serviços que tenham isenção, imunidade ou não incidência de impostos.
– Serviços prestados por microempreendedores individuais (MEI).

Os moradores devem ficar atentos a essas informações e aproveitar a oportunidade de garantir um desconto no IPTU antes que o prazo acabe.