Portal Notícias BH»Notícias»Preservação do patrimônio tombado e desenvolvimento em BH

Preservação do patrimônio tombado e desenvolvimento em BH

A lei que regula o patrimônio tombado em Belo Horizonte estabelece diretrizes para a adaptação de imóveis históricos ao uso moderno, preservando suas características essenciais. Empresários apontam que essas normas são muito rígidas, dificultando a utilização desses edifícios. Por outro lado, especialistas na área defendem que as regras são necessárias e, na verdade, menos restritivas do que aparentam. Há, ainda, a proposta de uma atualização no marco legal.

De sexta (28) a domingo (30), o Jornal da Itatiaia Primeira Edição apresenta uma série de reportagens que exploram a história de Belo Horizonte por meio de suas construções. A cobertura aborda aspectos da arquitetura, a memória coletiva e o desafio de balancear o crescimento da cidade com a conservação do seu patrimônio, que é fundamental para a identidade das ruas.

Neste terceiro e último episódio, a discussão gira em torno de como conciliar a proteção do patrimônio histórico com o desenvolvimento econômico da cidade. Segundo os especialistas, o desafio de encontrar esse equilíbrio é viável e pode ser alcançado com boas práticas de planejamento urbano e colaboração entre setores.

As reportagens buscam oferecer uma visão abrangente sobre o tema, destacando a importância da preservação e os benefícios que isso pode trazer para a cidade, tanto culturalmente quanto economicamente.