A diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti, foi homenageada na terça-feira (18) com o título de cidadã soteropolitana e a Comenda Maria Quitéria, durante uma cerimônia na Câmara Municipal de Salvador. Em declaração, a jornalista expressou sua emoção pelo reconhecimento de seu trabalho ao longo dos anos na emissora.
Ana Raquel compartilhou que, apesar de já ter participado de diversas homenagens, a cerimônia atual a deixou com uma sensação de realização como um sonho inesperado. “Hoje, venho com frio na barriga e sinto que estou realizando um sonho que eu nem sonhei, algo que nunca imaginei que alcançaria”, disse.
O título de cidadã soteropolitana foi sugerido pelo vereador Kiki Bispo, enquanto a medalha foi proposta por Paulo Magalhães Jr., ambos do partido União Brasil.
A jornalista também mencionou que inicia um novo capítulo em sua carreira, pois deixará Salvador para assumir um novo cargo em Minas Gerais. Ana, que está na Bahia desde 2014, falou sobre o impacto positivo que a cidade teve em sua vida. “Estou tentando não pensar na despedida, mas são dez anos de Bahia, e sou uma pessoa completamente diferente daquela que chegou aqui”, destacou.
Ana Raquel ressaltou a importância da cidade em sua trajetória pessoal e profissional. Ela definiu Salvador como uma “cidade iluminada” que a transformou e enriqueceu sua visão sobre a sociedade.
Além de celebrar suas conquistas pessoais, Ana enfatizou que o reconhecimento recebido também se deve ao esforço coletivo das equipes de jornalismo da Rede Bahia. Em sua fala, ela reforçou a relação de confiança que estabeleceu com o público, ressaltando a importância de ouvir e representar as histórias e necessidades da população de Salvador.
Na cerimônia, a jornalista fez um agradecimento especial à cidade e à sua população, afirmando que a transformação social é uma prioridade em seu trabalho. Ela participou de iniciativas significativas na Rede Bahia, como o reposicionamento do portal iBahia e a criação da UNA Casa de Criadores. A partir de 1º de janeiro de 2026, o atual gerente de conteúdo de esportes e entretenimento, Christiano Caldeira, assumirá oficialmente a diretoria de Jornalismo da emissora.
Na mesma data, a atriz e cantora Zezé Motta também foi homenageada com o título de cidadã soteropolitana. A cerimônia, que teve a proposta da vereadora Aladilce Souza, contou com a presença de autoridades e artistas que celebraram a contribuição de Zezé para a cultura brasileira e sua ligação com Salvador. Ela expressou sua alegria e honra em receber a homenagem, afirmando seu amor pela cidade.
