segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Atraso no concurso da saúde em Contagem causa confusão na Grande BH

EM 14 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 12:31

Na manhã deste domingo (14), houve uma confusão significativa durante a aplicação de provas para um concurso público na área da saúde da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Candidatos, ansiosos pela realização do exame, se depararam com a falta de informações, resultando em protestos do lado de fora dos locais de aplicação. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram pessoas reivindicando: “Queremos prova”. Às 9h30, a prefeitura anunciou que a prova estava cancelada.

Uma candidata, que preferiu não se identificar, relatou que a prova estava programada para começar às 8h, mas não havia sinais de chegada dos malotes com os exames até aquele momento. “A maioria dos candidatos ainda estava com celular nas mãos, sem saber o que fazer”, afirmou.

Ela estava na Faculdade Anhanguera Betim, localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Centro de Betim. Além dessa instituição, outras locais em Belo Horizonte também estavam previstos para a realização das provas.

Outra candidata, que aguardava na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, no bairro Santa Agostinho, expressou a frustração de muitos. “Toda a semana de expectativa e, quando chega o dia, a prova não acontece. Tem pessoas que gastaram muito para chegar aqui”, comentou. Segundo ela, o estresse e a falta de informações sobre o que fazer em seguida eram palpáveis.

O edital do concurso, lançado pela Prefeitura de Contagem, oferece 598 vagas para diversos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, dependendo da função e da carga horária, que pode ser de 20 a 40 horas semanais. As funções incluem desde auxiliar de laboratório, enfermeiro, até médicos especialistas como psicólogos e veterinários.

Outro candidato, que aguardava a prova no Colégio Magnum, no bairro Cidade Nova, afirmou que foi informado sobre o cancelamento, mas não foi dada uma explicação clara sobre o motivo. “Só disseram que houve um problema e que a prova seria remarcada, orientando-nos a acompanhar o site para mais informações”, contou, ressaltando sua frustração ao se preparar para a seleção.

Por volta das 9h30, a administração municipal confirmou o cancelamento da prova, citando problemas relacionados à empresa responsável pela organização do concurso. A prefeitura não informou uma nova data, mas expressou que lamenta a situação e reconhece os transtornos causados aos candidatos. Assim que uma nova data for definida, a informação será amplamente divulgada.

Receba conteúdos e promoções