A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico para toda a cidade neste domingo, 4 de janeiro de 2026. O aviso foi motivado pelo alto volume de chuvas acumuladas nos últimos dias e pela previsão de mais precipitações. O risco é classificado como forte em nove das dez regionais da capital, exceto no Hipercentro, onde o nível é considerado moderado. Este alerta permanecerá em vigor até a próxima terça-feira, dia 6.
De acordo com a Defesa Civil, o solo está bastante saturado, aumentando a probabilidade de deslizamentos de terra, quedas de muros e desabamentos. Por isso, a população é orientada a ficar atenta a sinais de risco, como trincas nas paredes, rachaduras no solo, água acumulada em quintais, portas e janelas emperradas, além de estalos e inclinações de árvores, postes ou outras estruturas. Se perceber algum sinal de perigo, a recomendação é deixar o local imediatamente e acionar os serviços de emergência.
Nos últimos dias, entre sábado e a manhã deste domingo, algumas áreas de Belo Horizonte registraram chuvas que ultrapassaram 100 milímetros em apenas 24 horas. Esse volume é próximo de um terço da quantidade de chuva esperada para todo o mês de janeiro. As fortes chuvas causaram alagamentos em vários pontos da cidade, como no bairro Belvedere, onde um carro ficou ilhado, e no Anel Rodoviário, na altura do bairro Caiçara. Até o momento, não foram registradas vítimas em decorrência dessas ocorrências.