Belo Horizonte registrou a volta das chuvas após um final de dezembro marcado por altas temperaturas, que chegaram a 35 °C. No último sábado, 3 de janeiro, a Defesa Civil da cidade informou que as regiões Centro-Sul, Barreiro, Noroeste e Nordeste tiveram chuvas leves durante a tarde. Entretanto, na região Leste, a precipitação foi intensa, com mais de 5 mm de chuva em um curto período, o que é considerado um volume alto e pode causar alagamentos.
As chuvas influenciaram até eventos na cidade. A “Praia da Estação”, um Carnaval não oficial muito popular, teve seu início atrasado devido à chuva. O evento, que reúne músicos e banhistas em trajes de banho nas fontes da Praça da Estação, estava programado para começar às 14h, mas só teve início perto das 15h.
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para pancadas de chuva forte com possibilidade de raios e rajadas de vento até as 8h deste domingo, 4 de janeiro. O aviso destaca a previsão de chuvas que podem chegar a 50 mm, além de rajadas de vento de até 50 km/h.
A temperatura mínima registrada no sábado foi de 19,2 °C, enquanto a máxima prevista é de 29 °C. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 50% durante a tarde.
### Orientações da Defesa Civil durante as chuvas:
– Aumente a atenção e evite áreas propensas a inundações. Não trafegue em ruas que costumam alagar ou perto de córregos durante a chuva forte.
– Não atravesse ruas alagadas e mantenha crianças longe de enxurradas e áreas ribeirinhas.
– Não se abrigue ou estacione veículos embaixo de árvores.
– Tenha cuidado especial em áreas de encostas e morros.
– Mantenha distância de cabos elétricos rompidos e contate imediatamente a CEMIG (116) ou a Defesa Civil (199) se encontrar alguma situação perigosa.
– Se notar rachaduras nas paredes de casas ou surgimento de fendas e depressões no solo, informe a Defesa Civil.
– Durante tempestades com raios, evite ficar em áreas abertas e não use equipamentos elétricos.