domingo, 30 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Comerciantes de BH se preparam para Black Friday e fim de ano

EM 21 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 11:33

Comerciantes de Belo Horizonte se preparam para a Black Friday

A Black Friday, uma das datas mais aguardadas do ano para o comércio, está prestes a chegar em Belo Horizonte. Com previsão de movimentar mais de 2 bilhões de reais na economia local, os comerciantes estão se mobilizando para atrair clientes e maximizar as vendas.

Rose Nogueira, proprietária da loja Viva Aurora, compartilha que os preparativos para a promoção começaram cedo. “É uma data muito esperada. Começamos as promoções antes mesmo do mês de novembro, e já vendemos quase todo o nosso estoque. É realmente um período corrido, mas muito importante para o nosso negócio”, conta Rose.

Juliana Greice de Souza, dona da Della Greice Plus Size, também se adapta ao cenário. Ela revelou que, ao longo dos anos, a Black Friday se estendeu para todo o mês de novembro na sua loja. “Começamos a fazer a Black Friday há cerca de 6 ou 7 anos. No início, limitávamos às últimas semanas de novembro. Mas este ano, por exemplo, começamos na primeira semana. Agora chamamos de Black Novembro, permitindo que nossos clientes aproveitem os descontos durante todo o mês”, explicou Juliana.

A proximidade da Black Friday com o Natal traz grandes desafios e diferenças nas estratégias de vendas. Janete Maria, proprietária da Premium Outlet, observa que as peças vendidas nas duas datas são diferentes. “Na Black Friday, vendemos produtos que estão parados no estoque, enquanto para o Natal compramos itens novos. Queremos limpar o estoque para ter novidades na época do Natal e do Réveillon”, destaca Janete.

Impacto econômico e estratégias no comércio

Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, enfatiza a relevância da Black Friday para a economia da cidade. “Nossa expectativa é otimista. Prevemos que, em novembro, o comércio em Belo Horizonte deve atingir vendas de aproximadamente 2 bilhões e 120 milhões de reais. Os lojistas estão se preparando para receber os consumidores, investindo na qualificação de seus estabelecimentos e colaboradores”, afirmou.

Desde sua introdução no Brasil em 2010, a Black Friday passou por transformações. O evento ganhou uma nova dimensão, se estendendo para todo o mês, conhecido como Black November. Para garantir boas vendas, os comerciantes apostam em estratégias como descontos atrativos, divulgação intensiva e variadas opções de pagamento. Essas iniciativas são fundamentais para atrair a atenção do consumidor e garantir o sucesso das vendas nesta época do ano.

Receba conteúdos e promoções