terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Datas e valores: o que já sabemos até agora

EM 16 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 02:03

Os proprietários de imóveis em Belo Horizonte já começam a se preparar para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2026. Embora a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não tenha divulgado o calendário oficial, costumam ser apresentadas as regras e datas entre o final de dezembro e o início de janeiro. Essa antecipação ajuda os contribuintes a planejar melhor suas finanças.

A expectativa é de que a estrutura dos pagamentos continue semelhante à dos anos anteriores, oferecendo opções para pagamento à vista, geralmente com desconto, ou parcelado. Conhecer como o imposto é calculado e as diferentes formas de pagamento pode ajudar o cidadão a organizar suas despesas e aproveitar benefícios fiscais que a prefeitura oferece.

### Cálculo e reajuste do imposto

O valor do IPTU em Belo Horizonte é determinado com base no valor venal do imóvel, que representa uma estimativa de seu preço no mercado feita pela prefeitura. Esse valor é atualizado anualmente, utilizando um índice de inflação. Geralmente, a gestão municipal usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) para essa atualização.

Além disso, para calcular quanto cada contribuinte deve pagar, são aplicadas alíquotas progressivas ao valor venal. Essas alíquotas variam conforme o tipo de uso do imóvel — se é residencial, comercial ou terreno — e também de acordo com a faixa de valor do imóvel. Assim, o reajuste que cada proprietário sentirá dependerá tanto do valor venal atualizado quanto de modificações nas alíquotas, as quais devem ser aprovadas pela Câmara Municipal.

### Acesso à guia do IPTU

Quando as guias do IPTU forem disponibilizadas, os contribuintes poderão consultá-las e emití-las pela internet. O acesso normalmente é feito pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte ou pelo aplicativo PBH. Além disso, as guias também são enviadas pelos Correios para o endereço dos proprietários. No entanto, a versão digital é uma opção mais ágil e segura para garantir que o pagamento seja efetuado dentro do prazo. Para orientações sobre como acessar a guia do IPTU, é fundamental acompanhar os canais oficiais da prefeitura.

Essa informação é vital para os moradores que buscam se organizar e evitar surpresas com os pagamentos de impostos municipais.

Receba conteúdos e promoções