O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. Durante a conversa, o parlamentar fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, destacando sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis para fortalecer o esporte amador e profissional na capital.
Júlio César Ribeiro está em seu terceiro mandato. Ele iniciou a carreira em Brasília em 2012, como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. O deputado afirmou que suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte, além de atuar na área social e na defesa dos idosos.
O parlamentar contou que, ao assumir a Secretaria de Esporte, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Ele passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais, que tinham muitos praticantes, mas poucos locais para competir. Entre os legados citados por ele está o programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria e foi transformado em lei na Câmara Legislativa. O projeto, que antes atendia cem atletas por ano, hoje atende mais de 5 mil.
Júlio César também mencionou a criação da Lei de Incentivo ao Esporte local, aprovada em 2018, mas que ficou parada por quatro anos. Ele voltou à Secretaria de Esporte em 2023, a convite do governador Ibaneis Rocha, e conseguiu regulamentar a lei. Empresas como BRB e Neoenergia já estão investindo no programa.
O deputado lembrou do atleta Caio Bonfim, medalhista olímpico e campeão mundial, que recebeu apoio da secretaria no início da carreira. Ele também destacou a ampliação dos Centros Olímpicos, que passaram de três para 12 unidades, com a 13ª em construção no Paranoá. O projeto Futuro Campeão, criado por ele, forma atletas de alto rendimento e já rendeu medalhas em Jogos Pan-Americanos.
Júlio César afirmou que, dos oito deputados federais da bancada do Distrito Federal, apenas ele atua prioritariamente com a bandeira do esporte. Ele disse que busca apoio de outros parlamentares e citou a parceria com o deputado distrital Martins Machado. O deputado também falou sobre um projeto de lei de sua autoria, aprovado no final do ano passado, que torna a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional perene, garantindo recursos para projetos sociais em todo o Brasil.
Sobre o cenário eleitoral de 2026, Júlio César projetou que o partido Republicanos deve eleger dois ou três deputados federais no Distrito Federal. Ele disse que o partido cresceu sob a presidência de Marcos Pereira, passando de oito para 41 deputados federais. O Republicanos também elegeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O deputado afirmou que se posiciona à direita e que o país precisa de representantes com esses valores no Congresso.
O parlamentar criticou a interferência do Poder Judiciário nas decisões do Congresso Nacional. Ele citou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para Júlio César, a matéria foi aprovada pela maioria absoluta da Câmara e do Senado, e o rito democrático deveria ser respeitado. Ele defendeu um pacto de respeito mútuo entre os Poderes e afirmou que o Judiciário é quem mais precisa recuar nas interferências.
