Portal Notícias BH»Notícias»Juliano Lopes garante recursos para o Carnaval deste ano

Juliano Lopes garante recursos para o Carnaval deste ano

O Carnaval de Belo Horizonte se tornou uma prioridade para o prefeito interino e presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes, que está sob forte pressão para garantir os recursos e a organização do evento. Em uma entrevista, Juliano afirmou que a festa de 2026 está financeiramente garantida e negou que sua administração possa enfrentar problemas políticos por conta da condução do Carnaval.

Segundo Juliano, a prefeitura decidiu aumentar a captação de patrocínios privados devido à falta de verbas públicas específicas. “Não vai faltar recurso. O Carnaval será realizado com a parceria da iniciativa privada e o que faltar, a prefeitura complementa”, garantiu.

Ele destacou que a festa já mostra um impacto econômico significativo: a taxa de ocupação dos hotéis está próxima de 90% a menos de um mês do evento, e a previsão é de um público superior a seis milhões de pessoas. O prefeito acredita que o crescimento do Carnaval o consolidou como um ativo estratégico para a cidade.

Embora Juliano tenha evitado revelar os nomes dos patrocinadores, já que os contratos não foram assinados, ele assegurou que as negociações estão avançadas. Os recursos obtidos serão direcionados para melhorias na infraestrutura, como um aumento no número de banheiros químicos, maior segurança e melhor suporte aos blocos de rua.

Na questão da segurança, há um planejamento conjunto com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, incluindo o deslocamento de efetivos de outras regiões para a capital. Juliano afirmou que a segurança foi um dos pontos mais bem avaliados pelos foliões no ano passado, e a intenção é aprimorar este aspecto em 2026.

Além disso, o prefeito anunciou a retomada de campanhas de prevenção ao assédio, em colaboração com a Belotur. Ele ressaltou que a prefeitura está empenhada em resolver falhas identificadas em edições anteriores. “O Carnaval cresceu e se firmou. Agora é necessário aprimorar o que não funcionou”, disse.

Juliano também reconheceu que o sucesso do Carnaval representa um desafio político para sua gestão. Embora afirme que está apenas de passagem pelo cargo, ele entende que a condução desta grande festa é uma vitrine para sua administração. No entanto, ele reiterou que o foco principal deve ser a garantia de estrutura e segurança, e não a capitalização política do evento.