Nesta segunda-feira, dia 26 de maio, os Estados Unidos celebram um dos feriados mais significativos do país, conhecido como “Memorial Day”. Essa data, que ocorre sempre na última segunda-feira de maio, é dedicada a homenagear os soldados americanos que perderam a vida em combate.
A origem do Memorial Day remonta ao século XIX, logo após a Guerra Civil Americana. Com o passar do tempo, o feriado passou a incluir a memória de soldados que morreram em outros conflitos, como as duas guerras mundiais e as guerras do Vietnã, Afeganistão e Iraque.
A maneira como os americanos celebram este dia é similar ao Dia de Finados, celebrado no Brasil em 2 de novembro. Nesse feriado, muitos cidadãos visitam cemitérios, decorando túmulos com flores e bandeiras em sinal de respeito. Também ocorrem cerimônias oficiais em várias partes do país, onde frequentemente há a participação do presidente.
Além das cerimônias em homenagem aos soldados, muitas famílias aproveitam o feriado prolongado para viajar. A expectativa para o tempo em algumas regiões em 2025 é preocupante, com previsão de chuvas fortes. Cidades como Oklahoma City, Little Rock e Memphis são algumas das mais afetadas e podem enfrentar desastres naturais, como inundações.
Uma prática importante durante o Memorial Day é que, às 15 horas, todos os americanos são convidados a realizar um minuto de silêncio em memória dos soldados caídos. Esse momento de reflexão é uma forma de unir o país em respeito à bravura e sacrifício daqueles que serviram.