Portal Notícias BH»Notícias»Placas luminosas alertam motoristas sobre risco de inundação em BH

Placas luminosas alertam motoristas sobre risco de inundação em BH

As chuvas intensas já são uma realidade em Belo Horizonte, e, com isso, o risco de alagamentos aumenta. Para lidar com essa situação, a Prefeitura da capital implantou novos dispositivos informativos na Avenida Amazonas, na região do Prado. Esses equipamentos luminosos têm o objetivo de alertar a população sobre possíveis inundações e indicar rotas alternativas.

Os painéis foram colocados nos cruzamentos da Avenida Amazonas com a Rua Cura D’Ars e com a Avenida do Contorno. Este é um passo a mais no sistema de sinalização dedicado à segurança dos motoristas e pedestres, que começou a ser implementado em 2024. Além dessa nova instalação, a cidade já conta com sinalizações similares em outros três bairros: Santo Antônio, Palmares e Renascença.

As mensagens visíveis nos dispositivos são claras e diretas. Quando a luz acende em vermelho, isso indica que o trecho à frente está interditado devido a alagamento, e os motoristas devem parar e não seguir adiante. Se a luz estiver amarela piscando, é um alerta para que os motoristas redobrem a atenção. Quando as luzes estão apagadas, não há sinal de risco, permitindo que a circulação ocorra normalmente.

Além da instalação desses painéis, a Prefeitura também implementou um sistema de monitoramento ativo das vias. Agentes de trânsito vigiam constantemente as condições das ruas e, ao notarem alagamentos, informam rapidamente aplicativos de mobilidade, como Waze e Google Maps. Esses aplicativos, por sua vez, atualizam os usuários sobre bloqueios em tempo real.

Outra importante iniciativa é o canal de comunicação no WhatsApp, coordenado pela Defesa Civil. Nesse canal, são enviados alertas sobre diversas condições meteorológicas adversas, incluindo chuvas fortes, granizo, tempestades, ventanias, alagamentos e risco de deslizamentos de terra.

Essas medidas visam garantir a segurança dos cidadãos durante o período de chuvas e minimizar os impactos das inundações nas áreas mais afetadas da cidade.