Dois homens, de 35 e 41 anos, foram presos na última quinta-feira, 25 de dezembro, suspeitos de furtar objetos do Museu da História da Inquisição, que fica no Bairro Ouro Preto, na Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), eles roubaram uma televisão, dois pedaços de tubulação de cobre, um rolo de fio azul e uma extensão elétrica.
A prisão aconteceu após um operador de uma câmera de segurança do projeto Olho Vivo perceber que os suspeitos estavam carregando uma televisão e uma bolsa que parecia pesada na Avenida Carlos Luz. Ele imediatamente informou a PMMG sobre a situação, que também havia recebido a denúncia de que o museu, em reforma e fechado ao público, havia sido alvo de furto.
Conforme o boletim de ocorrência, depois de cometer o crime, os dois homens pegaram o ônibus 3503A, em direção ao Centro de Belo Horizonte, e desembarcaram na Avenida Dom Pedro II. No local, eles planejavam vender os objetos roubados. No entanto, foram abordados por policiais militares, que realizaram a abordagem e os conduziram à delegacia para os procedimentos legais.
As autoridades continham as informações necessárias para investigar o caso e garantir a segurança no museu, que está temporariamente fechado. A PMMG reforça a importância da colaboração da população no combate à criminalidade, destacando a eficácia da vigilância por câmeras na prevenção de delitos.