A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou um importante comunicado sobre a vacinação de crianças e adolescentes contra as formas graves da dengue. O apelo é para que os responsáveis levem jovens de 6 a 14 anos para receber a vacina.
O imunizante está disponível em todos os 153 centros de saúde da cidade, além do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Para facilitar, os endereços e horários de atendimento podem ser consultados diretamente na internet.
Desde o início da campanha, foram aplicadas cerca de 194 mil doses da vacina Qdenga: 131 mil delas como primeira dose e 63 mil como segunda dose. Os números indicam que a cobertura vacinal é de 58,7% para a primeira dose e 28,1% para a segunda. O Ministério da Saúde estabeleceu uma meta de, pelo menos, 90% de cobertura vacinal.
A vacina Qdenga requer um esquema de duas doses, que devem ser aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. Para aqueles que tiveram um diagnóstico recente de dengue, a recomendação é esperar seis meses, a partir do surgimento dos sintomas, para iniciar a vacinação.
Se uma pessoa contrair dengue após receber a primeira dose, o intervalo entre as vacinas não muda, desde que a segunda dose não seja aplicada em menos de 30 dias após o início da doença. Para a vacinação, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis. Eles devem apresentar um documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e o cartão de vacinação da criança.
A ação busca aumentar a proteção das crianças e adolescentes, reforçando a importância da vacinação no combate à dengue.
