Uma escultura de uma vaca malhada, conhecida por ser a atração do bar Vaca Loka, localizado no Bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte, foi arrastada pela enxurrada causada por chuvas intensas na noite de sexta-feira (12) e na madrugada de sábado (13). Durante o temporal, a Rua Alberto Cintra, onde o bar está situado, ficou completamente alagada, e a água invadiu o estabelecimento, levando móveis e decorações, incluindo a famosa escultura.
Em um vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver a escultura flutuando pela rua em direção à Avenida Cristiano Machado. A reportagem entrou em contato com o bar para identificar os danos materiais, mas até o momento não obteve resposta.
Entretanto, no sábado à tarde, o bar publicou um vídeo em sua conta no Instagram, mostrando a volta da vaquinha ao seu lugar. O proprietário, Vandinho Fontes, fez uma transmissão celebrando a recuperação da escultura e agradecendo aos funcionários pelo trabalho realizado. A equipe do bar organizou o local, que já estava em funcionamento e recebendo clientes para o almoço, embora algumas cadeiras precisassem de reparos.
O retorno da escultura gerou diversão nas redes sociais, com internautas comentando de forma bem-humorada sobre a situação, como “ela foi passear na chuva” e “a vaca tinha ido pro brejo e voltou para tomar uma breja”.
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a chuva acumulou mais de 47 milímetros na região da Pampulha em apenas oito horas, um volume significativo, mas que representa apenas 14% da média mensal esperada para dezembro, que é de 339,1 mm. Em Venda Nova, outra área afetada, a chuva acumulou 46,4 mm.
Até as 7h50 do sábado, foram feitas 22 chamadas para o telefone de emergência 199, a maioria relacionada a vistorias de imóveis. Essas chamadas, principalmente nas regiões da Pampulha e Venda Nova, incluíam doze pedidos para avaliar destelhamento, quatro para desabamento de muros, e duas referentes a alagamentos.
A Defesa Civil lembrou à população que, em situações de emergência, é importante acionar imediatamente o número de emergências 199, que está disponível 24 horas.
Os moradores de Belo Horizonte também podem receber alertas sobre chuvas fortes e outros fenômenos meteorológicos através do Canal Público do WhatsApp, além de acompanhar as informações por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook e Telegram, no canal de Defesa Civil BH.